24 de setembro de 2008

FEB ... HERÓIS brasileiros na 2º Grande Guerra...


Em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, o Brasil manteve-se neutro, numa continuação da política do Presidente Getúlio Vargas de não se definir por nenhuma das grandes potências, somente tentando se aproveitar das vantagens oferecidas por elas.

Tal 'pragmatismo' foi interrompido quando no início de 1942 os Estados Unidos praticamente intimaram o então vacilante governo brasileiro a ceder a ilha de Fernando de Noronha e a costa Nordestina para o recebimento de suas Bases Militares.

Em vista da série de torpedeamentos de navios mercantes brasileiros na costa litorânea brasileira à partir de Janeiro daquele ano por Submarinos Ítalo-Alemães numa ofensiva idealizada pelo próprio Adolf Hitler, que visava isolar o Reino Unido do continente Americano, como consta nos diários de Goebbels, a opinião pública, comovida pelas mortes de civis e instigada também pelos pronunciamentos provocativos e arrogantes da Rádio Berlim passou a exigir que o Brasil reconhecesse o estado de beligerância com os países do eixo.

O que só foi oficializado em Agosto do mesmo ano, quando foi declarada Guerra à Alemanha Nazista e Itália Fascista. Após a qual, diante da contínua passividade do então governo, a mesma opinião pública passa a se mobilizar para o envio à Europa de uma Força Expedicionária como contribuição à derrota do Fascismo.

Porém só quase 2 anos depois, a 2 de julho de 1944, teve início o transporte do 1º escalão da Força Expedicionária BrasileiraFEB

sob o comando do Gen. João Batista Mascarenhas de Morais com destino à Nápoles.
As primeiras semanas foram ocupadas se aclimatando ao local, assim como recebendo o mínimo equipamento e treinamento necessário sob a supervisão do Comando Americano, ao qual a FEB estava subordinada, já que a preparação no Brasil demonstrou ser deficiente apesar dos quase 2 anos de intervalo entre a declaração de guerra e o envio das primeiras tropas ao front.

Os brasileiros
constituíam uma das 20 Divisões Aliadas presentes
no Front Italiano naquele momento, uma verdadeira torre de babel constituída por :
Americanos ( incluindo as tropas segregadas da 92ª Divisão formada por
Afro e Nipo-Descendentes comandadas por oficiais brancos ),
Italianos anti-fascistas,
Exilados Europeus ( Poloneses, Tchecos, Gregos ) e
Tropas coloniais:
Britânicas ( Canadenses, NeoZelandeses, Australianos,
Sul-Africanos, Indianos, Kenyanos, Judeus e Árabes da Palestina ocupada etc ) e
Francesas ( Marroquinos, Argelinos, Senegaleses etc ),
em uma diversidade étnica que muito se assemelhava à do front Francês em 1918.

A FEB foi integrada ao 4º Corpo do Exército Americano, sob o comando do general Willis Crittemberger
,
este por sua vez adscrito ao V Exército dos EUA (comandado pelo general Mark Clark).

Um comentário:

TRAJETÓRIAS disse...

Muito bem lembrados e homenageados nestas tuas paginas... Abçsss...

PS sabes o q esta acontecendo com orkut e blogg... será o "bug" da internet antecipado ???

Este meio q nos une ... nos deixa cada dia mais preocupados com a demanda e a falta de qualidade, hoje nao consigo acessar normalmente nem orkut, nem msn,nem blogg...