Ouça: gerente do Procon esclarece dúvidas de usuários
A portabilidade será implantada aos poucos e só valerá para todo o país a partir de março de 2009.
Pelo modelo adotado, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. O usuário pode desistir da mudança em até dois dias úteis, a partir da solicitação. Se isso não acontecer, a operadora escolhida encaminha o pedido e os dados do usuário à empresa que administra o serviço de migração, a ABR Telecom. A migração acontece em até cinco dias úteis. A partir de março de 2010, esse prazo cairá para três dias. Segundo a Anatel, a troca custará R$ 4, que serão pagos à ABR Telecom. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, no entanto, disse que as empresas que estão "ganhando" o cliente poderão optar por pagar a tarifa.
O presidente da Anatel explicou, porém, que o custo de R$ 4 para a troca da empresa vale somente para os 16 milhões de consumidores que podem realizar a operação em um primeiro momento. Quando a portabilidade chegar aos grandes centros urbanos, disse o presidente da Anatel, esse valor poderá ser revisto.
Na telefonia fixa, o consumidor poderá trocar de empresa dentro do seu município (ou localidade com continuidade urbana) sem perder o número do telefone. Não será permitido, no entanto, levar o mesmo número para outra cidade. No caso do celular, é possível manter o número dentro da área de mesmo DDD, que pode incluir mais de uma cidade. A identificação das cidades em que as mudanças serão realizadas será feita de acordo com o DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo). De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a implementação será fiscalizada em todo o Brasil. [ Fonte G1 ]
12 comentários:
"Toda a educação humana deve preparar todos para viverem pelo outro a fim de reviverem no outro." - Auguste Comte -
Que nossos números permaneçam nossos e que as companhias melhorem o atendimento...
Parabéns o Blog esta cada dia melhor e não seria diferente...
Obrigado, Alice !!
Quero manter uma linha de informações... trazendo notícias que a cada dia surgem em nosso país e mundo afora... pelo menos as mais relevantes.
Troca de plano
A advogada diz que o cliente pode trocar, por exemplo, de plano pré-pago para pós-pago quando resolver mudar de operadora. “A pessoa pode mudar de operadora para qualquer tipo de plano, desde que seja de telefonia celular para telefonia celular e de telefonia fixa para telefonia fixa”, ressalta. Ela lembra também que uma nova relação de consumo se estabelece quando se muda de operadora. Portanto, é preciso prestar atenção na hora de mudar para não deixar nenhum serviço necessário de fora.
[ Fonte G1 ]
Quanto pagar
“Há uma tarifa no valor de R$ 4. Mas o processo pelo qual se dá a portabilidade facilita para que o consumidor fique isento deste valor. Isso porque o consumidor pede a portabilidade na operadora para a qual ele quer mudar. Então, ele pode negociar o valor da tarifa com a operadora que vai recebê-lo e ficar isento desta taxa.”
[ Fonte G1 ]
Tempo de ‘fidelização’
“O tempo máximo é de 12 meses e só pode haver a fidelização se houver alguma vantagem para o consumidor, como um subsídio do aparelho”, diz Daniela. Ela lembra que este tipo de relação de consumo se dá apenas na telefonia celular, não valendo para telefonia fixa. Dependendo do contrato que tiver assinado, o cliente terá de pagar uma multa rescisória ou reembolsar o subsídio oferecido pela operadora.
[ Fonte G1 ]
Contas atrasadas
Segundo a advogada do Idec, o cliente pode mudar de operadora mesmo estando inadimplente. Entretanto, o débito não desaparece. Deve ser renegociado com a empresa.
[ Fonte G1 ]
Celular do patrão
Daniela explica que os celulares de empresas também poderão fazer a migração de operadora. Entretanto, é o titular da linha que deve solicitar a troca.
[ Fonte G1 ]
Créditos antigos
Os créditos de celular pré-pago poderão ser perdidos, segundo a advogada do Idec, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não prevê a portabilidade deles. “Mas (...) o cliente pode negociar com a nova operadora e receber os mesmos créditos.”
[ Fonte G1 ]
Sem concorrência
“Há uma série de localidades onde não há concorrentes na telefonia. A portabilidade fica então como uma promessa para o futuro. A Anatel precisa criar um mecanismo que promova a concorrência nestas localidades onde ela não existe."
[ Fonte G1 ]
Desbloqueio
“O entendimento do Idec em relação ao desbloqueio é de que a resolução da Anatel dá ao consumidor o direito ao desbloqueio gratuito, sem necessidade de fidelização ou não. A pessoa é fiel ao plano de serviços por 12 meses, e não ao aparelho.”
[ Fonte G1 ]
Planos de ligações
Para quem tem um contrato para falar com celulares da mesma operadora, Daniela diz que a melhor forma de não pagar mais, uma vez que os números poderão “transitar” entre as empresas, é manter-se informado das decisões sobre a portabilidade feitas por amigos e parentes. “A operadora de qualquer forma é obrigada a disponibilizar uma lista dos seus clientes através do site ou do atendimento telefônico.”
[ Fonte G1 ]
Umberto... to pensando em reaprender a escrever cartas... usar os tambores ou sinais de fumaça !!!
Boa viagem !!!
Namastê !!!
PS: e ainda temos que conviver com o... "estamos providenciando... " afff...
Postar um comentário