30 de agosto de 2008

30 de Agosto de 1821. Nasce ANITA GARIBALDI



"Ante o exposto, julgo procedente o pedido inicial, a fim de determinar o registro de nascimento de [b]Ana Maria de Jesus Ribeiro[/b], nascida em[/maroon][b] 30 de agosto de 1821[/b][maroon], na cidade de Laguna, filha de Bento Ribeiro da Silva, natural de São José dos Pinhais, Paraná, e de Maria Antônia de Jesus Antunes, natural de Lages, Santa Catarina, sendo seus avós paternos Manuel Collaço e Angela Maria da Silva e avós maternos Salvador Antunes e Quitéria Maria de Sousa, o que faço embasado no artigo 50, § 4º combinado com o 52, § 2º, da Lei n.º 6.015/73."
(Ação de Registro de Nascimento Tardio n.: 040.98.000395-4).

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi.




Revolução Farroupilha

Durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da
República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita.
Ficaram juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália. O casal teve quatro filhos, o primeiro dos quais, chamado Menotti Garibaldi, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, na então vila e atual cidade de Mostardas.


O legado de Anita

Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Muitas cidades brasileiras possuem ruas com seu nome.

2 comentários:

Henrique Miranda disse...

Lembro-me de que, quando na década de 60, morava em SC, os catarinenses brincavam dizendo que o único homem de Laguna havia sido a Anita Garibaldi. Ironias à parte, acho interessante o fato de que em uma época revolucionária e profundamente machista,tenha-se reconhecido o valor de uma mulher simples e aparentemente inofensiva. Ela violou as regras conservadoras do casamento, assumiu papel militar junto ao novo companheiro, Giuseppe Garibaldi e atuou com coragem e determinação louváveis, inclusive em meio à maternidade.Fatos como estes nos mostra que acima dos preconceitos e limites das sociedades humanas, prevalece a qualidade de cada um de nós, se formos capazes dos enfrentamentos necessários.

Anônimo disse...

NÓS MULHERES CATARINENSES NOS ORGULHAMOS E MUITO DESTA GUERREIRA,
QUE ESCREVEU COM LETRA MAIÚSCULA SEU NOME EM NOSSA HISTÓRIA.. MUITOS HOMENS HOJE NÉM PASSAM PERTO DE TER CORAGEM DE FAZER ALGO SEMELHANTE .INFELIZMENTE...